DUPLICAÇÃO DA BR 381

foto2DUPLICAÇÃO DA BR 381

No dia 20/03, uma comitiva de prefeitos, vereadores e representantes públicos, entre eles o prefeito de Bom Jesus do Amparo, estiveram presentes na reunião com o DNIT para cobrar a evolução dos trabalhos de duplicação da BR 381.

Na reunião, o órgão garantiu que os trabalhos no lote 7 não foram paralisados e que estavam esperavando o fim das chuvas e a redução do tráfego após o péríodo de férias.

Garantias

O Coordenador de Engenharia do DNIT, Sergio Garcia, garantiu que as máquinas e as atividades retornarão nos próximos dias e que as obras de expansão no trecho entre Barão de Cocais e Caeté serão entregues até o dia 31 de dezembro.

BR-381 – Saiba mais.

A BR-381 é uma rodovia federal de extrema importância econômica para o país, pois liga os estados brasileiros do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. O trecho de Belo Horizonte a São Paulo, é conhecido como Rodovia Fernão Dias ou BR-381 Sul. Já o trecho de Belo Horizonte à divisa do estado de Minas Gerais com o Espírito Santo é conhecido como BR-381 Norte, e recebe também, o triste título de Rodovia da Morte.

A rodovia inicia-se na cidade de São Mateus, no Espírito Santo, no entroncamento com a BR-101, chegando até a cidade de São Paulo, no entroncamento com a BR-116 – Rodovia Presidente Dutra. No trajeto atual, possui ao todo 1181 quilômetros, dos quais 95 são em São Paulo, 950 em Minas Gerais e 136 no Espírito Santo. No trecho da divisa dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo ao município de Belo Horizonte a rodovia ainda permanece sendo administrada pelo governo federal e é conhecida como BR-381 Norte.”
Fonte: Nova 381

BR-381 Norte

A BR-381 Norte é popularmente conhecida como Rodovia da Morte, pois nela, registra-se um dos maiores números de acidentes fatais em rodovias do país. A rodovia possui pistas simples, ou seja, sem duplicação, tornando-se um dos principais fatores pelo estrangulamento do trânsito e pelos gravíssimos e recorrentes acidentes no local.

A BR-381 Norte é um importante elo entre as rodovias do sudeste e do nordeste do país, e o único eixo de ligação do vetor leste de Minas Gerais com seus importantes parques industriais, destacadamente no Vale do Aço e no Vale do Rio Doce, com a região sudeste e o sul do país.”
Fonte: Nova 381

A BR-381 Norte é de responsabilidade do governo federal, e sofre há anos com o descaso do mesmo; que desde muito tempo vem prometendo a realização de obras efetivas de duplicação na rodovia, mas, infelizmente, as obras andam em ritmo lento.

O atraso na duplicação desta rodovia implica no aumento dos números de acidentes, vidas ceifadas, viajens longas e desgastantes e naturalmente impacta na inércia do desenvolvimento econômico regional.

Fonte: Site Deputado Estadual Bonifácio Mourão

Fotos: (Reprodução/Twitter Nova 381)