Carregando
13/04/2024

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

foto2 No dia 10 de maio teve início a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que seguirá até 31 de maio.

foto1Quem deve vacinar?

Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos com idade acima de 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores e auxiliares de turma da rede pública e privada, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no posto de saúde.
A escolha do grupo prioritário se deve ao fato de eles serem mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrerem mais com seus sintomas e consequências.

 

foto3 Importância da vacinação

A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem o imunobiológico, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS.

A vacinação é muito importante já que a gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo.
Segundo dados da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, em 2018 foram notificados 388 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 19 associados à Influenza. Dos 49 óbitos por SRAG, um foi associado à Influenza.
Já em 2019, o número registrado até o momento é de 373 casos de SRAG, sendo 10 associados com à Influenza. Dos 36 óbitos por SRAG, um encontra-se em investigação para associar ou não à Influenza.

 

Vacinação em Bom Jesus do Amparo - Horário de funcionamento

Em Bom Jesus do Amparo, a sala de vacinação do PSF está pronta para receber a população, portanto, aproveite a semana e venha vacinar com tranquilidade.

 

Dias úteis (segunda a sexta-feira), das 8h às 11h e 13h às 16h.

PSF DONA MARIA RAIMUNDA DO CARMO MOTTA

 

Lembre-se de levar seu cartão de vacinas e um documento de identidade. Os pacientes com alguma doença precisam apresentar também o relatório médico.

O "Dia D" está marcado para 04 de maio, sábado, sendo considerado a data mais importante de mobilização nacional. Neste dia, o PSF DONA MARIA RAIMUNDA DO CARMO MOTTA funcionará de 8h às 17h.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos. Ela é feita de vírus inativo, portanto não provoca a doença.

Mais informações: (31) 3833-1234