16/04/2024

MUTIRÃO DA CATARATA

foto1 MAIS SAÚDE

MUTIRÃO DA CATARATA

A prefeitura Municipal de Bom Jesus do Amparo, através da Secretaria Municipal de Saúde e de parcerias com as cidades de Mateus Leme e Sabinópolis realizou nos dias 21 e 27 de dezembro e nos dias 05 e 06 de janeiro, o Mutirão de Catarata. Ação que beneficiou 24 pacientes e que totalizaram em 32 cirurgias.

A Prefeitura Municipal intermediou o processo de marcação dos pacientes e a Secretaria Municipal de Saúde forneceu o transporte e o acompanhamento necessário para tranquilidade e segurança dos pacientes durante a locomoção no processo pós-operatório. Em tempos de crise financeira a realização do mutirão gerou uma economia em torno de R$ 21.000,00 aos cofres públicos.

A Catarata é uma doença que ocorre devido ao envelhecimento do cristalino nos olhos.

Em cada etapa da vida, as pessoas ficam mais propensas a desenvolver diferentes tipos de doenças e a Catarata é uma delas que pode vir com a idade avançada de cada um.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a Catarata é uma das principais causas de cegueiras do mundo, principalmente entre os idosos. De acordo com a OMS, a doença atinge a maioria das pessoas acima de 55 anos. No Brasil, estima-se que a Catarata é responsável por cerca de 350 mil casos novos de cegueira por ano, sendo 18 milhões em todo o mundo.
Diante das informações apresentadas a Prefeitura Municipal desenvolve através de parcerias, ações como esta na área da saúde, que irão ajudar ao Bom-jesuense a cuidar melhor de sua saúde e ter mais qualidade de vida.