Carregando
13/04/2024

PARABÉNS BOM JESUS DO AMPARO

Hoje é dia de enaltecer a nossa querida Bom Jesus que completa 64 anos que se elevou à categoria de cidade.foto1

Um pouco de história
Fundada por volta de 1790, a comunidade se iniciou em torno da construção da igreja em 1848 recebendo o nome de Senhor Bom Jesus do Amparo do Rio São João. Nesta época a família Motta Ribeiro doou uma porção de terra ao Senhor Bom Jesus, onde foi construída a igreja matriz. Fizeram, então, vir de Portugal uma imagem do santo adquirida na cidade de Amparo, fato que proporcionou o nome oficial da cidade Bom Jesus do Amparo. A imagem é uma raridade, pois trata-se de uma iconografia do Senhor Jesus aos 12 anos de idade e ainda hoje, a cidade conserva a imagem que se encontra na igreja matriz. 


Em 4 de junho do mesmo ano, a comunidade passou a pertencer ao município de Santa Bárbara, anteriormente, em 1842, pertencia à cidade de Caeté. 
O distrito de Bom Jesus foi desmembrado do município de Santa Bárbara, passando a pertencer ao município de Barão de Cocais. 
Em 12 de dezembro de 1953, Bom Jesus do Amparo foi elevado à categoria de cidade, desmembrando-se de Barão de Cocais.

Bom Jesus do Amparo possui dois filhos ilustres: 
o Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta e o Vionilista e compositor Mozart Bicalho. 
A cidade abriga a igreja matriz construída no ano de 1848 e fazendas históricas, sendo a do Rio do São João tombada pelo patrimônio histórico. Bom Jesus fez parte do circuito do ouro.e hoje faz parte do Circuito da Estrada Real e pertence à Associação das Cidades Históricas de Minas.

PARABÉNS À ESTA CIDADE CHEIA DE AMOR, PAZ E RENOVAÇÃO EM SEU FUTURO.